Dentes do siso: Tirar ou não?
O dente do siso pode provocar algumas dores e até causar inflamações

Dentes do siso: Tirar ou não?

O dente do siso pode provocar algumas dores e até causar inflamações
O dente do siso pode provocar algumas dores e até causar inflamações

Logo que a típica dor nas extremidades do maxilar surge você já pensa “o dente do siso está nascendo”. Conhecido popularmente como o dente do juízo, os dentes do sisos são os últimos molares e costumam surgir entre 16 a 20 anos de idade.

 

Porém, essa faixa etária não se aplica à algumas pessoas, pois em alguns casos os sisos nascem depois dos 20 anos de idade e em outros indivíduos eles não se manifestam.

 

Para saber se é necessário realizar a retirada do dente do siso, o paciente deve fazer uma avaliação com o dentista. Em primeiro lugar o especialista vai solicitar um exame de imagem que vai detectar a presença dos sisos, a posição dos mesmos e quais são os dentes dos sisos em que a extração é fundamental, ou não.

 

Quando é necessário a extração dos dentes do siso?

 

Os sisos devem ser retirados quando podem apresentar problemas ao paciente, ou já causaram consequências negativas. Nestes casos, a remoção deve ser realizada o mais cedo possível, principalmente quando ainda não estão com a formação da raiz completa, pois são mais fáceis de remover.

 

Outra situação recorrente que favorece a cirurgia é a ausência de espaço para o nascimento dos sisos. Em alguns casos, os dentes ficam inclusos sob a gengiva, outros dentes ou até ossos, o que pode ocasionar inchaço e dor local.

 

 

Como é a cirurgia de retirada do siso?

 

Caso o dentista solicite a extração do siso, ela será realizada por meio de cirurgia, na qual será aplicada uma anestesia local através da injeção.

 

Em seguida, o cirurgião dentista vai deslocar a pele da gengiva para uma melhor visualização e remoção do dente, acompanhado da sutura para finalizar o procedimento.

 

Cuidados após a extração

 

A retirada do dente do siso culmina em alguns cuidados que devem ser levados em consideração após a cirurgia, como a dieta líquida por dois dias e a necessidade de evitar alimentos muito quentes.

 

Prefira uma alimentação baseada em alimentos gelados, pois a temperatura auxilia o processo de cicatrização. Ao mesmo tempo, administre corretamente as medicações prescritas pelo dentista e inicie uma escovação suave sobre os dentes somente 24 horas após a extração.

 

Agora que você já sabe que o procedimento não é tão assustador, a clínica odontológica Grupo Lien proporciona a você, paciente, cirurgiões-dentistas especializados em realizar a remoção dos sisos com todo o cuidado e paciência que você merece. Entre em contato conosco através do telefone dos nossos consultórios em São Paulo ou preencha o formulário do site.

 

Fechar Menu