Afinal, quais são as indicações de Lente de Contato Dental?

Quais são as indicacoes de Lente de Contato Dental Grupo Lien

As lentes de contato dental começaram a ficar mais conhecidas por meio de artistas americanos, que apostaram nisso para ter dentes alinhados e branquinhos. No Brasil, as lentes de contato dental dos famosos inspiram pessoas a procurarem esse tratamento dental estético em clínicas odontológicas especializadas. 

No entanto, é bom saber que a colocação de lentes de contato nos dentes é algo que deve ser feito com cuidado, depois de uma análise do dentista. Afinal, não são todos os tipos de pacientes que podem recorrer a esse tratamento.

Então, para tirar suas dúvidas, leia mais sobre as lentes de contato para dentes neste artigo do Grupo Lien, clínica odontológica em SP.

Como são as lentes de contato dental?

As facetas dentárias são finas lâminas de porcelana feitas sob medida e cimentadas quimicamente na superfície do dente. 

Em resumo, esse tratamento odontológico tem a finalidade de oferecer um sorriso mais bonito e harmônico, alterando aspectos como cor, posição, tamanho e forma dos dentes. 

As lentes dentais são facetas ultrafinas, assim como lentes de contato ocular, que não requerem nenhum retoque no dente antes da colocação. Por isso são ideais para pacientes muito sensíveis à prática clínica.

Por exemplo, para pacientes com fobia de clínica odontológica, uma vez que o procedimento não requer nenhum tipo de anestesia e nem uso de instrumentos.

Quem pode usar lente de contato dental?

Muitos dentistas especializados em colocação de lentes dentárias sugerem o procedimento para pacientes que possuem dentes com fraturas por traumas.

Além disso, as lentes são indicadas para pacientes que apresentam diastemas (separação dos dentes) e alteração de cor. 

Aliás, as lentes também servem como um complemento posterior ao uso de aparelho ortodôntico.

Como as lentes são feitas de porcelana laminada, o material possui maior resistência às manchas. Por isso, o paciente terá “dentes” com coloração muito próxima à tonalidade natural. 

Clareamento definitivo em dentes manchados e escuros

Em alguns casos, o clareamento a laser ou com moldeira não alcança resultados realmente satisfatórios com dentes de tons marrom e cinza – causados ​​por interações de certos medicamentos. 

Do mesmo modo, esses tratamentos requerem repetições a cada 6 ou 8 meses para manutenção da cor. Mas o uso das facetas proporciona o tom desejado de forma permanente e sem manutenção frequente.

Correção de mau posicionamento dentário

Alguns dentes podem ser girados ou protruídos em relação aos dentes adjacentes. E alguns pacientes muitas vezes não têm paciência para um tratamento ortodôntico. Por isso as facetas resolvem o caso de forma rápida e eficaz.

Quais são as contra-indicações para este tratamento estético dentário?

Assim como outros tratamentos dentais, a colocação das lentes não é recomendada para alguns casos. Dentre esses casos estão: 

  • Transferência de dentes em tratamento da agenesia, que é a ausência de incisivos laterais;
  • Casos de desgastes dentários por bruxismo, uma vez que o atrito e o excesso de força podem quebrar a porcelana.

É importante destacar que, mesmo com as lentes, os dentes ainda precisam dos cuidados diários, como escovação, uso de fio dental e consulta periódica ao dentista para cuidados de rotina. 

Afinal, as lentes não protegem contra o surgimento de cáries e de gengivite. Por isso, consulte sempre um dentista para manter sua saúde bucal em dia! 

Marque uma consulta com um dos especialistas do Grupo Lien! 

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Comunicado COVID 19

Seguimos um protocolo rígido de segurança desde março de 2020. Temos duas salas de espera, as consultas são realizadas somente com hora marcada e também realizamos um distanciamento maior entre os horários. EPIs para pacientes como avental TNT estéril, propés descartáveis e toucas.

Nossos colaboradores e dentistas são monitorados diariamente e testados periodicamente