O que é cirurgia bucomaxilofacial e quando deve ser feita?

bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata de problemas nos ossos do rosto (mais especificamente da boca, maxilar e face, como o nome sugere). Fraturas e lesões dos ossos da face, deformidades faciais, doenças da Articulação Têmporo Mandibular (ATM): todos esses problemas são da alçada de um cirurgião bucomaxilofacial.

Muita gente confunde a cirurgia bucomaxilofacial com a cirurgia ortognática (“orto” é o latim para “correto e “gnatos” vem de maxilares) mas a última é na verdade uma área de atuação da primeira (ortognática é mais específica para os maxilares).

A Ideia de uma intervenção cirúrgica na boca pode ser assustadora para muitos, porém a tecnologia tem avançado muito e diminuindo os riscos. 

A maior parte é feita através de fissuras na boca que não deixam marcas ou cicatrizes. Ultimamente a cirurgia bucal tem se utilizado até de softwares para auxiliar o planejamento e execução da cirurgia bucal.

Segundo o Dr. Sebastião Cristian Bueno, “o desenvolvimento de softwares de planejamento cirúrgico permitiu a simulação virtual 3D do procedimento trazendo maior previsibilidade e confiança ao cirurgião durante o ato cirúrgico. 

Desta maneira, é possível a visualização de toda movimentação do esqueleto facial e a confecção de um guia cirúrgico através de impressoras tridimensionais.”

As cirurgias ortognáticas não costumam ser de longa duração: na maioria dos casos, duram em média de 2 a 4 horas. A recuperação dependerá muito da gravidade do caso.

Em quais casos deve ser feita uma cirurgia?

  • Fraturas faciais (causadas geralmente por quedas, acidentes)
  • Deformidades faciais, sejam de nascença ou adquiridas.
  • Problemas estéticos (como queixo proeminente)
  • Implantes dentários.
  • Remoção de dentes, principalmente os terceiros molares (popularmente conhecidos como dentes do siso).
  • Apnéia (ronco) causada por deformidade dento facial.
  • Tumores benignos.
  • Cistos.
  • Correção de imperfeições da mandíbula.
  • Perda óssea.
  • Doenças da Articulação Têmporo Mandibular (ATM).

Em caso de dúvidas adicionais, procure um dos especialistas do Grupo Lien para ter o mais completo atendimento.

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Lentes de contato dentais

Lentes de contato dentais

As Lentes de contato dentais são camadas finas de porcelana ou cerâmica utilizadas para cobrir a frente de um dente específico ou mesmo da arcada

Clareamento dental

O que é Clareamento Dental?

Clareamento dental é um procedimento químico que visa modificar a cor dos dentes. Os dentes tendem a perder a brancura ou mesmo adquirir manchas com