O que é cirurgia bucomaxilofacial e quando deve ser feita?

bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata de problemas nos ossos do rosto (mais especificamente da boca, maxilar e face, como o nome sugere). Fraturas e lesões dos ossos da face, deformidades faciais, doenças da Articulação Têmporo Mandibular (ATM): todos esses problemas são da alçada de um cirurgião bucomaxilofacial.

Muita gente confunde a cirurgia bucomaxilofacial com a cirurgia ortognática (“orto” é o latim para “correto e “gnatos” vem de maxilares) mas a última é na verdade uma área de atuação da primeira (ortognática é mais específica para os maxilares).

A Ideia de uma intervenção cirúrgica na boca pode ser assustadora para muitos, porém a tecnologia tem avançado muito e diminuindo os riscos. 

A maior parte é feita através de fissuras na boca que não deixam marcas ou cicatrizes. Ultimamente a cirurgia bucal tem se utilizado até de softwares para auxiliar o planejamento e execução da cirurgia bucal.

Segundo o Dr. Sebastião Cristian Bueno, “o desenvolvimento de softwares de planejamento cirúrgico permitiu a simulação virtual 3D do procedimento trazendo maior previsibilidade e confiança ao cirurgião durante o ato cirúrgico. 

Desta maneira, é possível a visualização de toda movimentação do esqueleto facial e a confecção de um guia cirúrgico através de impressoras tridimensionais.”

As cirurgias ortognáticas não costumam ser de longa duração: na maioria dos casos, duram em média de 2 a 4 horas. A recuperação dependerá muito da gravidade do caso.

Em quais casos deve ser feita uma cirurgia?

  • Fraturas faciais (causadas geralmente por quedas, acidentes)
  • Defor