Como a lente de contato dental pode servir para tratar dentes desgastados?

dentista lixando o molde de lentes de contato dental

Muitos pacientes se vêem com o sorriso comprometido por conta da má estética de dentes desgastados, um problema que ocorre por várias razões. Normalmente, o desgaste dentário é algo lento, indolor e progressivo, muitas vezes levando à necessidade de tratamento de canal ou de realização de implantes. Para resolver essa questão de forma definitiva, devolvendo ao paciente a estética dentária, os dentistas utilizam lente de contato dental

Com a aplicação das lentes, a evolução do desgaste é interrompida, evitando complicações mais severas.

Então, neste artigo do Grupo Lien, conheça mais sobre as lente de contato dental e seus benefícios!

O que é necessário saber antes de optar pelo tratamento de lente de contato dental?

Para tratar o desgaste dos dentes de um paciente, o dentista tem algumas opções, dentre elas, a restauração com resina ou a aplicação de lentes, facetas de porcelana. 

No entanto, a definição pelo tratamento ideal vai depender de alguns fatores: O primeiro deles, então, é o nível de desgaste da dentição de um paciente. 

Assim, caso os dentes estejam em um nível alto de desgaste, a colocação de lentes ou facetas pode não ser o procedimento mais indicado. 

Afinal, para que a técnica seja bem sucedida, é importante que pelo menos 75% do comprimento inicial do dente esteja preservado. 

Desse modo, as chances de ocorrerem sobrecargas sobre os dispositivos de porcelana são quase ínfimas. Mas se esse parâmetro não for levado em conta pelo dentista, é possível que as lentes sofram descolamento ou fraturas. 

Lentes de contato ou facetas: o que é melhor?

Tanto as lentes quanto as facetas de porcelana podem gerar resultados finais satisfatórios. Contudo, cada um dos laminados é mais ou menos indicado, de acordo com a situação do paciente. 

Por exemplo, as facetas são usadas em pacientes com bruxismo ou desgastes mais pronunciados, pois são materiais de resistência superior. 

Já as lentes de contato dental, mais finas, podem ser aplicadas em pacientes com desgastes suaves. Também são recomendadas em pequenas correções dentárias ou para casos nos quais o paciente deseja apenas recuperar a harmonia do sorriso.

Escolha da cor das lentes de contato para dentes

A cor padrão para tratamentos com dentes e facetas laminadas normalmente é A1 (escala Vita tradicional). 

Essa cor é vista por protéticos e dentistas como a cor que melhor fornece naturalidade e harmonia entre as cores claras utilizadas para esse tipo de procedimento estético odontológico. 

Mas a escolha da cor ideal da lente de contato dentária deve ser uma questão acertada entre profissionais e seus pacientes. 

Grande parte dos pacientes preferem as lentes com coloração bem próximo ao branco puro, o que esteticamente, pode trazer um resultado artificial e perda de harmonia. 

Por isso, é importante que sempre consultar um dentista especializado no assunto, que vai indicar o melhor tratamento, garantindo um resultado harmônico e funcional. 

Ficou interessado(a) em colocação de lentes dentárias? Agende uma consulta com os dentistas do Grupo Lien e tire suas dúvidas!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens