Dentistas podem aplicar harmonização Facial? Entenda como o profissional pode te ajudar

harmonização Facial

A harmonização Facial se destaca dentre os tratamentos estéticos mais eficazes no combate às rugas e às linhas de expressão. A técnica é muito comum nos consultórios de dermatologia, mas também ganhou espaço nos consultórios odontológicos especializados.

Isso porque o botox facial conta com uma utilidade extra: na odontologia, a toxina possui finalidades estético-funcionais, auxiliando no tratamento de vários problemas odontológicos. 

Para esclarecer melhor o assunto, o Grupo Lien, Clínicas Odontológicas, produziu este artigo, que explica o que é o botox, como é a aplicação e muito mais!

O que é a harmonização Facial?

A harmonização facial, ou toxina botulínica, é uma toxina – como o próprio nome já diz – que inibe a contração do músculo tratado. Assim, ocorre o bloqueio da liberação de um neurotransmissor químico, chamado de acetilcolina, responsável pelo transporte das mensagens entre o cérebro e as fibras musculares.

Ao não receber ordens para se movimentar, o músculo relaxa de forma gradativa, já sendo possível sentir os efeitos do tratamento após o quarto dia de aplicação do produto. Além disso, o efeito permanece por até 5 meses

O procedimento pode ser utilizado amplamente, tendo restrições apenas no caso de pacientes que possuem intolerância à lactose ou que apresentam algum comprometimento muscular na face.

Em quais disfunções odontológicas a harmonização Facial pode ajudar?

O uso da harmonização Facial é um tratamento eficaz nos seguintes casos:

Bruxismo

O bruxismo promove o atrito e desgaste dos dentes em razão do excesso de trabalho do músculo mastigatório durante a noite. Contudo, ao fazer o tratamento com a harmonização Facial, o paciente não precisa utilizar as incômodas placas para proteger os dentes na hora de dormir. 

Dor facial

Algumas alterações na articulação – entre o maxilar e a mandíbula – podem provocar dor no paciente. Mas a condição é tratável com a toxina botulínica, que elimina as dores, em procedimento feito na clínica de odontologia

Cirurgias de implantes dentários

A harmonização Facial pode ser aplicado antes das cirurgias de implantes dentários com carga imediata. Dessa forma, evita-se a força excessiva durante a cicatrização, reduzindo algumas intercorrências comuns depois da operação. 

Tratamento da sialorréia

A toxina botulínica também é eficaz no tratamento da sialorréia (excesso de saliva), impedindo o desenvolvimento da pneumonia em pacientes hospitalizados ou que sofram de Alzheimer, Parkinson e outras condições clínicas. 

Qualquer profissional de odontologia pode aplicar a harmonização Facial?

A toxina botulínica pode promover muitos benefícios, mas é importante lembrar que apenas dentistas capacitados e com curso para aplicação da substância podem realizar o procedimento com segurança. 

Por isso, busque uma clínica especializada e profissionais em Odontologia qualificados para oferecer esse tipo de procedimento. 

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o em suas redes sociais e continue acompanhando as novidades no blog do Grupo Lien!

Mas se você quer tratar alguns desses problemas, o ideal é agendar uma consulta em um de nossos consultórios!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens