Desgaste nos dentes para lentes de contato: conheça o procedimento

Desgaste nos dentes para lentes de contato é um procedimento muitas vezes necessário para a correta fixação das facetas de porcelana.

É seguro quando realizado de maneira adequada, e um bom trabalho impacta positivamente o resultado final.

Com a alta procura das lentes de contato surgem dúvidas sobre o desgaste que muitas vezes é necessário para que a aplicação seja feita adequadamente.

O desgaste nos dentes se trata de um procedimento simples todas as vezes.

No entanto, deve ser feito com todos os cuidados necessários para que não apresente nenhum risco.

Vale lembrar que nem sempre o desgaste precisa ser feito para que as lentes sejam colocadas.

Isso é algo que depende de cada caso, e oi que determinará sua real necessidade é avaliação do dentista.

O que são lentes de contato?

As lentes de contato, como são popularmente conhecidas, são chamadas pelos dentistas de facetas cerâmicas odontológicas ultrafinas.

Para isso, elas possuem de 0,3 a 0,5 milímetros, tamanho que permite, por meio de um preparo mínimo, que sejam colocadas de forma confortável sobre os dentes.

Dessa forma, o tamanho possibilita a utilização das lentes de contato enquanto a estrutura do dente é conservada, variando apenas o tipo de desgaste nos dentes de acordo com cada caso.

Como é feito o desgaste nos dentes?

Existem várias formas de realizar o desgaste nos dentes, e o que determinará a mais adequada será a avaliação do dentista.

Sendo assim, esses preparos podem variar entre 0,2 a 1,5 milímetros de desgaste, dependendo de cada caso.

Para que o procedimento comece são necessárias 3 etapas:

1ª) O dentista faz uma análise do paciente e o estudo da sua arcada dentária, e isso é feito por meio de fotos de ângulos variados.

Ele também escolhe a cor das lentes, realiza a moldagem com um material bem preciso e envia para o técnico;

2ª) Com todos estes documentos no laboratório, o profissional realiza a confecção do material;

3ª) Depois, o paciente volta ao dentista para colocar as facetas e aí realizar o desgaste necessário para que elas sejam bem colocadas.

Quais os riscos com o desgaste nos dentes?

O desgaste é importante para que as lentes sejam colocadas de forma correta!

O que influencia principalmente é a quantidade de dente que precisa de desgaste, além da posição que deverá ser lixada para que as lentes fiquem bem posicionadas.

Portanto, o ideal é que nesse trabalho o profissional busque o equilíbrio entre o mínimo de desgaste e a melhor fixação das lentes para que o resultado seja seguro e duradouro.

O desgaste nos dentes exige manutenção?

Geralmente serviço realizado dura longos anos sem que seja necessária uma substituição, no entanto, esse é um trabalho em conjunto.

Primeiro, ao realizar o serviço em uma clínica odontológica especializada, com a segurança e confiança de um bom profissional, você garante um serviço sem riscos e com eficiência para que seja duradouro.

O segundo passo está nas mãos suas mãos! A manutenção da higiene e cuidados com os dentes (consequentemente das lentes), são ações que aumentam sua durabilidade.

Ou seja, para que as lentes durem mais é preciso realizar a mesma manutenção de um dente comum, visitando periodicamente o dentista, além de escovar os dentes, etc.

Afinal, a aplicação das lentes de contato é um procedimento que até ajuda na prevenção de cáries ou gengivite.

Por isso, mesmo após ter sido realizado, consulte sempre um dentista para controlar sua saúde bucal.

Como especialistas no assunto, a filosofia do grupo Lien é colocar as lentes com o menor desgaste nos dentes possível, trazendo um excelente resultado e conservando os dentes originais.

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Comunicado COVID 19

Seguimos um protocolo rígido de segurança desde março de 2020. Temos duas salas de espera, as consultas são realizadas somente com hora marcada e também realizamos um distanciamento maior entre os horários. EPIs para pacientes como avental TNT estéril, propés descartáveis e toucas.

Nossos colaboradores e dentistas são monitorados diariamente e testados periodicamente