Entenda a importância de tratar a gengivite com profissionais

tratar a gengivite | Grupo Lien

Se você perceber sua gengiva inflamada, inchada, sangrando ou mais avermelhada do que o normal, fique atento! Afinal, esses sintomas geralmente apontam para a gengivite, um tipo não destrutivo de doença periodontal

No entanto, caso não tratada, pode progredir para a periodontite e posterior perda dos dentes. Muitas vezes, pacientes que sofrem deste problema não percebem o problema e até o negligenciam, não buscando tratamento em consultório odontológico

Nos casos mais leves de gengivite, manter uma boa higiene bucal, com escovação frequente e uso do fio dental, pode resolver o problema. Além disso, um enxaguatório bucal antisséptico pode ajudar.

Contudo, nem sempre esses cuidados são suficientes para impedir a progressão da doença, exigindo uma avaliação mais criteriosa de um dentista. 

Saiba mais sobre esse assunto neste artigo do Grupo Lien!

Quais são os tipos mais comuns de gengivite?

Os tipos de gengivite são divididos em alguns grupos, de acordo com as causas da doença periodontal, como por exemplo:

  • Gengivite causada por formação de placa: normalmente, a doença surge em razão da má escovação e não uso do fio dental;
  • Gengivite medicamentosa: alguns componentes de medicamentos geram acúmulo de tecido gengival, que cresce sobre os dentes;
  • Gengivite causada por infecções específicas: alguns tipos de infecções na gengiva provocam e levam à gengivite estreptocócica.

Pelo fato de que existem vários fatores que causam a doença, o ideal é buscar a avaliação de um dentista, que poderá diagnosticar a doença, seu estágio e o que a desencadeia.

Dependendo da causa, a higiene bucal pode ser combinada com o uso de medicamentos, anti-inflamatórios e outros cuidados recomendados pelo odontologista. 

Prevenção e tratamento da gengivite com um profissional de odontologia

Limpe os dentes profissionalmente! Uma limpeza feita pelo seu dentista é o primeiro passo no tratamento da gengivite

Com os instrumentos apropriados, o dentista remove o acúmulo de placa bacteriana sem danificar os dentes. 

Além disso, os dentistas especializados em Periodontia são capacitados para identificar os primeiros sinais e sintomas da gengivite, prevenindo possíveis complicações da doença periodontal.

Lembre-se também de perguntar ao seu dentista como escovar os dentes corretamente e como usar o fio dental. 

Isso porque o uso incorreto do fio pode empurrar os restos de alimentos para dentro da gengiva, provocando a inflamação gengival. 

Com esses cuidados, seus dentes e sua gengiva estarão saudáveis e seu sorriso preservado. Consulte um dentista periodicamente! Agende já sua consulta com um dos dentistas do Grupo Lien!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Fechar Menu