Entenda as etapas de um tratamento ortodôntico

dentista reparando aparelho ortodôntico de criança

A ortodontia é uma especialização da odontologia que tem como objetivo mover e alinhar os dentes, melhorando a estética e a saúde bucal do paciente. Os avanços na área odontológica nos últimos anos tornaram o tratamento ortodôntico mais ágil e eficiente.

Até mesmo os aparelhos ortodônticos ganharam uma nova “roupagem”, a exemplo do discreto aparelho transparente.

Com base em técnicas mais modernas, a ortodontia moderna garante resultados satisfatórios, sem dor e de modo prático. No entanto, os excelentes resultados em termos de estética e função mastigatória do paciente não dependem apenas da experiência do odontologista.

Além do conhecimento técnico do dentista e da dedicação do paciente ao tratamento, é essencial seguir à risca todas as etapas envolvidas. Pular etapas pode comprometer os resultados e, por vezes, leva à demora para completar o tratamento com sucesso. 

Sendo assim, o Grupo Lien preparou este artigo, que tem como objetivo esclarecer suas dúvidas sobre cada uma das etapas de um tratamento ortodôntico!

Diagnóstico como primeira etapa do tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é iniciado após uma criteriosa análise do dentista sobre as necessidades e expectativas do paciente. Em primeiro momento, durante a consulta o profissional avalia a saúde bucal do paciente e solicita exames complementares.

Assim, exames como as radiografias panorâmicas darão ao dentista uma visão mais completa sobre a estrutura óssea e a posição de todos os dentes nas arcadas inferior e superior. Os exames complementares permitem, igualmente, identificar o problema e planejar o tratamento mais adequado.

Em uma segunda consulta e já de posse dos exames, o ortodontista deve explicar o problema ao paciente, dando o diagnóstico e as opções de tratamento.

Colocação do aparelho ortodôntico

A colocação do aparelho de ortodôntico é a segunda etapa mais importante em todo o tratamento. Isso porque é nesta fase que o paciente junto ao dentista deve escolher o modelo ideal de aparelho, realizando ajustes, além da orientação sobre os devidos cuidados pós colocação

Em suma, existem cerca de seis tipos de aparelhos:

  • Aparelho fixo metálico (o mais comum, usado com bráquetes, fios e bandas) 
  • Alinhador transparente – Invisialign
  • Aparelho fixo estético
  • Aparelho autoligado
  • Expansor palatino
  • Aparelho lingual

Cada um desses aparelhos exige uma forma de colocação variada. No entanto, todos têm a missão de mover a dentição a partir do momento em que são colocados nos dentes. É importante destacar que, durante o período de uso de aparelho, o paciente deve redobrar os cuidados com a higiene, usando fio dental e escova adaptada.

Esses cuidados certamente ajudam a impedir a formação de cáries, tártaro e placas bacterianas derivadas do acúmulo de restos de alimentos na dentição. 

Etapa de alinhamento dos dentes

É na etapa do alinhamento que os dentes são nivelados e alinhados, facilitando a eficaz movimentação dos dentes. Por vezes, o dentista recomenda a extração de algum dente, mas somente quando não há espaço na boca para a movimentação necessária e o posterior alinhamento.

Já em outros casos, o alinhamento é feito naturalmente e sem intercorrências. Para alinhar, o ortodontista utiliza fios finos e leves, que produziam giros, levado ao alinhamento de cada dente na posição correta.

Correção dos dentes

Após a etapa do alinhamento, é necessário fazer a correção dos dentes, fechando espaçamentos, corrigindo a mordida ou abrindo espaço para a movimentação de dentes. Para isso, são usados fios de aço mais grossos e elásticos presos aos bráquetes. 

Finalização do tratamento ortodôntico

Assim que os dentes estão na posição correta, é realizada a finalização do tratamento. Isso, por vezes, requer a utilização de dobra nos arcos, uso de elásticos verticais e instalação de novos brackets.

Uso do aparelho de contenção 

Depois de retirado o aparelho fixo, faz-se essencial o uso do aparelho de contenção – fixo ou removível -, que evita a movimentação dos dentes para a posição inicial e dá estabilidade para a cada arcada. Essa etapa é muito importante e precisa da colaboração do paciente, que não pode retirar a contenção antes do tempo definido pelo dentista. 

Conte com um especialista para fazer seu tratamento ortodôntico

Mais uma vez, vale ressaltar que seguir todas essas etapas é o que vai garantir um sorriso perfeito e alinhado. Mas contar com o auxílio de dentistas altamente especializados em diversos tipos de tratamento ortodôntico é indispensável para garantir o melhor resultado!

E aqui no Grupo Lien você tem toda a infraestrutura para fazer um tratamento odontológico do início ao fim! Então, venha fazer sua avaliação odontológica com nossos dentistas!

Se você deste artigo do Blog do Grupo Lien, compartilhe em suas redes sociais!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens