Entenda como funciona o Implante Dentário de Carga Imediata

Entenda como funciona o Implante de Carga Imediata

Atualmente, um dos melhores procedimentos odontológicos para devolver a função e a estética dentária é o implante dentário Tanto que, de acordo com uma pesquisa recente feita pela Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), são feitos no Brasil mais de 800 mil implantes dentários por ano. Além do implante unitário, com prótese overdenture e com prótese protocolo, o implante de carga imediata é um dos que promove resultados mais rápidos! 

Afinal, conforme o caso, o implante de carga imediata permite encurtar o tempo de tratamento, beneficiando o paciente. Neste artigo do Grupo Lien – clínicas odontológicas especializadas – você vai conhecer um pouco mais sobre esse tipo de implante e suas vantagens!

O que é o implante dentário de carga imediata?

Priorizando a saúde bucal, o implante dentário surgiu como uma técnica revolucionária na odontologia. Assim, com o tratamento, é possível repor dentes perdidos e dar ao paciente mais qualidade de vida.

A técnica foi evoluindo ao longo do tempo, reduzindo o tempo de tratamento de 6 meses, em média, para 3 meses. Hoje a técnica da carga imediata possibilita diminuir ainda mais o tempo de tratamento e as consequentes visitas do paciente a Clínica Odontológica

Em suma, o implante de titânio pode ocorrer até mesmo na sequência da retirada dos dentes. Dependendo do planejamento da cirurgia, das condições bucais do paciente e de outros fatores, a coroa (prótese) pode ser fixada no implante no mesmo dia da cirurgia, ou dentro de um prazo de até 48 horas. 

Porém, cabe lembrar que as próteses usadas na carga imediata são temporárias. Ou seja, há necessidade de troca para as próteses permanentes com prazos de troca avaliados segundo a recomendação do seu dentista.

Benefícios do implante carga imediata para o paciente

Além da aumentar a autoestima, da melhora estética e da melhora na mastigação dos alimentos, o paciente pode perceber outros benefícios como:

  • Mais conforto para o paciente durante o período de osseointegração, na qual o implante se integra à parte óssea;
  • Melhora da comunicação, já que a ausência de dentes pode comprometer a fonética do paciente;
  • Melhora da digestão em decorrência da melhora na mastigação.

Quem pode se submeter ao procedimento?

O implante de carga imediata, de fato, oferece muitos benefícios, mas a indicação do tratamento depende de alguns aspectos. Primeiramente, é preciso avaliar as condições clínicas do paciente após a realização de exames, como a radiografia odontológica.

Além disso, a qualidade óssea do paciente deve ser observada pelo dentista. 

Você tem interesse em saber se é possível realizar o implante de carga imediata em seu caso? Então agende uma avaliação com os dentistas do Grupo Lien!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Fechar Menu