O que você precisa saber antes de colocar lente de contato dental?

lente de contato dental | Grupo Lien

O uso da lente de contato dental virou febre entre artistas e celebridades, chamando a atenção para um tratamento odontológico moderno, que torna o sorriso mais bonito. 

Para que as lentes de contato dentais tenha o efeito desejado, é necessário tomar alguns cuidados. Para isto é feito desde a avaliação da saúde bucal do paciente até a escolha da cor da lente, de modo que resultado seja o mais natural possível. Afinal, se a cor dos dentes for clara demais, pode se perder podem perder o aspecto natural que é almejado. 

Para tirar todas as dúvidas sobre a lente dental e descobrir se esse tipo de tratamento é para você, continue lendo este artigo do Grupo Lien!

O que é a lente de contato dental?

A lente de contato dental para os dentes é um material laminado bem fino, que é colocado sobre a camada externa do dente. 

Esse tipo de tratamento é recomendado para fins estéticos, melhorando muito a estética dentária de qualquer paciente. 

Basicamente, a lente é produzida em resina ou em facetas de porcelana, que são mais caras e têm qualidade superior. 

No entanto, a escolha do tipo de material para a confecção das lentes depende da finalidade do tratamento odontológico.

Como é feita a avaliação antes da colocação das lentes de contato dentárias?

Um ponto muito importante a salientar é que, antes de indicar a colocação das lentes, o cirurgião dentista irá fazer uma avaliação geral das condições dos dentes naturais do paciente. 

Caso o paciente tenha cáries, doenças periodontais e outros problemas mais complexos é preciso uma avaliação mais a fundo. Nestes casos é indicado que o paciente receba o tratamento prévio para cada problema bucal. 

Depois disso, o odontologista avalia as razões pelas quais o paciente busca o tratamento com uso de lentes, podendo, de forma mais clara, avaliar se o uso das lentes é mesmo mais vantajoso para o paciente. 

Ao optar pela colocação das lentes ou facetas, o próximo passo do dentista é definir o formato das lentes e a cor ideal, levando em conta a harmonização com rosto e os lábios de cada indivíduo. 

Para receber as lentes, o dente é desgastado, o que ajuda no nivelamento das lentes/facetas. Com a ajuda de um produto adesivo líquido, as lentes são fixadas nos dentes milimetricamente. 

Além disso, nesse tipo de procedimento odontológico estético, muitas vezes não há necessidade de aplicação da anestesia. 

Isso somente acontece nos casos em que o desgaste dentário alcança a dentina, provocando sensibilidade no dente. 

Quanto tempo duram as lentes e quais são os riscos?

Se realizado por um profissional capacitado, esse tipo de procedimento não apresenta riscos. E, dependendo da qualidade das lentes, elas podem durar até 10 anos, sendo essencial a troca depois desse prazo. 

Caso o paciente tenha problemas como a retração gengival, a manutenção das lentes se torna necessária. 

Esperamos que este artigo tenha sanado algumas de suas dúvidas sobre lente de contato dental. Mas se ainda sobraram dúvidas você tem mais uma opção para as esclarecer! 

Então, se você quer obter mais informações, agende uma consulta para avaliação odontológica com um dos dentistas do Grupo Lien

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens