Quais são os principais problemas na gengiva que você deve ficar alerta

problemas na gengiva | Grupo Lien: Clínica Odontológica Completa

Para ter mais qualidade de vida e melhorar a saúde do corpo todo, cuidar da saúde bucal é fundamental! Além da escovação diária, do uso de fio dental e da visita periódica ao dentista para avaliação geral dos dentes, é importante estar atento ao surgimento de problemas na gengiva.

Em muitos casos, há pacientes que apresentam inflamações na gengiva, mas desconhecem as causas, além de não perceberem sintomas.

Dentre os problemas mais comuns estão a gengivite e a periodontite, dois tipos de inflamação sobre os quais vamos explicar mais neste post do Grupo Lien. Boa leitura!

O que é e quais são os sintomas da gengivite?

A gengivite é um dos problemas na gengiva mais comuns. Mas se não tratada corretamente, pode evoluir para uma doença periodontal. Alguns dos sintomas são: inflação e vermelhidão na gengiva, inchaço e sangramento ao escovar.

Nos casos leves de gengivite, os pacientes podem nem saber que a têm, porque os sintomas muitas vezes passam despercebidos.

No entanto, a condição deve ser levada a sério e tratada imediatamente por um especialista em odontologia.

De modo geral, a gengivite geralmente se resolve com uma boa higiene bucal, com escovação frequente, uso do fio dental e limpeza dos dentes feita em consultório. Além disso, um enxaguante bucal antisséptico pode ajudar. 

Causas da gengivite