Para ter mais qualidade de vida e melhorar a saúde do corpo todo, cuidar da saúde bucal é fundamental! Além da escovação diária, do uso de fio dental e da visita periódica ao dentista para avaliação geral dos dentes, é importante estar atento ao surgimento de problemas na gengiva.
Em muitos casos, há pacientes que apresentam inflamações na gengiva, mas desconhecem as causas, além de não perceberem sintomas.
Dentre os problemas mais comuns estão a gengivite e a periodontite, dois tipos de inflamação sobre os quais vamos explicar mais neste post do Grupo Lien. Boa leitura!
O que é e quais são os sintomas da gengivite?
A gengivite é um dos problemas na gengiva mais comuns. Mas se não tratada corretamente, pode evoluir para uma doença periodontal. Alguns dos sintomas são: inflação e vermelhidão na gengiva, inchaço e sangramento ao escovar.
Nos casos leves de gengivite, os pacientes podem nem saber que a têm, porque os sintomas muitas vezes passam despercebidos.
No entanto, a condição deve ser levada a sério e tratada imediatamente por um especialista em odontologia.
De modo geral, a gengivite geralmente se resolve com uma boa higiene bucal, com escovação frequente, uso do fio dental e limpeza dos dentes feita em consultório. Além disso, um enxaguante bucal antisséptico pode ajudar.
Causas da gengivite
A causa mais comum de gengivite é o acúmulo de placa bacteriana entre e ao redor dos dentes. Em suma, a placa bacteriana é a responsável pelo desencadeamento de uma resposta imune que, por sua vez, pode levar à destruição do tecido e a doenças gengivais.
Sem o tratamento adequado, a gengivite tende a evoluir para uma periodontite e até mesmo se tornar uma doença crônica.
Periodontite: sinais e sintomas, causas e tratamento
Uma grave complicação da gengivite, a periodontite é um dos problemas na gengiva mais sérios e uma das principais causas da perda dos dentes. Isso ocorre porque esse tipo de infecção gengival danifica os tecidos moles e destrói o osso que sustenta os dentes.
Embora seja uma doença mais séria, ela é tratável e pode ser evitada com a devida higienização bucal. Assim como na gengivite, é importante manter uma rotina de cuidados durante a escovação diária – pelo menos duas vezes por dia.
Além disso, use corretamente o fio dental, retirando os restos de alimentos que ficam depositados nos dentes. Da mesma forma, não deixe de fazer avaliações odontológicas regularmente com um dentista de confiança.
Afinal, quanto antes esses problemas forem diagnosticados em uma avaliação com um dentista, maior suas chances de cura! Seja da periodontite ou outros problemas na gengiva!
Então, se você quer ter a segurança que dentistas especialistas vão examinar sua boca e traçar os melhores caminhos de tratamento, basta Agendar sua consulta com o Grupo Lien hoje mesmo! Assim você pode ter uma gengiva saudável e uma boca livre de mau hálito e de doença periodontal.