Qual é a melhor opção de tratamento para sensibilidade nos dentes?

tratamento para sensibilidade nos dentes | Grupo Lien

Após ingerir alimentos muito quentes ou muito frios, você sente um desconforto ou dor nos dentes? Embora a dor também possa ser um sinal de cárie, é mais comum em pessoas que apresentam sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária, ou – hipersensibilidade dentinária – causa dor ou desconforto nos dentes em resposta a certos estímulos, especialmente no contato com temperaturas quentes ou frias.

De fato, pode ser um problema temporário ou crônico, afetando um dente ou mais dentes. 

Além disso são várias as causas. Mas, na maioria dos casos, há tratamento para sensibilidade nos dentes, incluindo uma mudança na sua rotina de higiene bucal.

O que causa a sensibilidade nos dentes?

Algumas pessoas naturalmente têm dentes mais sensíveis do que outras devido à menor espessura do esmalte (camada externa protetora do dente). 

Em muitos casos, o esmalte do dente pode ser desgastado de em razão de fatores como: 

  • Escovação dos dentes com muita força;
  • Uso de escova de dentes com cerdas mais duras;
  • Ingestão regular de alimentos e bebidas ácidos;
  • Bruxismo (ranger dos dentes à noite).

Outra causa comum dos dentes sensíveis é a retração gengival, uma doença periodontal que provoca a exposição da dentina, que é parte interna do dente (mais macia). 

Assim, a retração gengival é consequência de uma saúde bucal ruim, podendo levar, inclusive, à perda dos dentes.

Vale ressaltar que a retração é uma forma progressiva de gengivite. Logo, começa com um acúmulo de placa bacteriana nas gengivas e nos dentes. 

Com o tempo, essa placa compromete a saúde da gengiva, retraindo-a e fazendo com que os dentes amoleçam e caiam. 

Como diagnosticar dentes sensíveis?

Se estiver sentindo sensibilidade dentária pela primeira vez, marque uma consulta com um dentista. Dessa forma, o profissional poderá avaliar o caso, observando a saúde geral da boca e dos dentes. 

Além de diagnosticar a sensibilidade, muitas vezes o dentista pode identificar outros problemas, que incluem cáries, restaurações desgastadas ou gengivite

Qual é o tratamento para sensibilidade nos dentes?

O tratamento abrange uma série de cuidados de saúde bucal, que vão desde a escolha de escovas com cerdas mais macias ao uso de fio dental e enxaguantes bucais sem álcool

Além disso, existem muitas pastas de dentes específicas para quem sofre com o problema. Assim, a pasta dental possui componentes que ajudam a aliviar os sintomas de dor e desconforto. 

O dentista também pode prescrever o uso de flúorque fortalece o esmalte dos dentes – e de agentes dessensibilizantes. 

Mas é essencial também realizar a limpeza dos dentes a cada 6 meses, evitando o surgimento e acumulo da placa bacteriana. 

Sendo assim, previna os problemas bucais fazendo consultas periódicas em uma clínica odontológica. Só assim você terá a sua saúde bucal sempre em dia! E Claro, faça o tratamento de sensibilidade nos dentes com o auxílio de um Especialista em Reabilitação oral

Então, agende já sua consta com os profissionais do Grupo Lien! Temos certeza que você encontrará uma de nossas clínicas próximas ao seu trabalho ou casa!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens