Qual o tempo para osseointegrar um implante dentário de carga imediata?

Dentista explicando para paciente dúvidas sobre implante dentário de carga imediata

A ausência de dentes é um problema que acomete grande parte dos brasileiros e causa muitos transtornos. Além do comprometimento da parte funcional e da mastigação, as falhas dentárias – totais ou parciais – afetam a estética e também a auto-estima. 

Para resolver esse problema, uma técnica avançada na odontologia permite que os pacientes voltem a sorrir de forma mais rápida. Estamos falando do implante de carga imediata, um procedimento no qual o paciente sai da sala de cirurgia com a prótese já colocada.

Neste artigo do Grupo Lien, entenda mais sobre o que é o implante de carga imediata, suas vantagens e tempo de confecção das próteses  desse tipo de implante.

O que é o implante de carga imediata?

Como o próprio nome sugere, o implante de carga imediata é um procedimento que envolve a colocação de pinos de titânio nos ossos maxilares com a imediata instalação das próteses dentárias sobre estes implantes, após a cirurgia. 

A inserção da prótese pode ocorrer no mesmo dia ou até 4 dias após a fixação dos pinos. 

Quando o implante é realizado na parte inferior da arcada dentária, muitas vezes apenas quatro implantes são suficientes para reabilitar todos os dentes da arcada.

Já na arcada superior, para reabilitar todos os dentes, o recomendado é a colocação de no mínimo seis implantes, pois a qualidade do osso superior para suportar os implantes é menor.

Como é feita a cirurgia?

O procedimento para colocação de implantes dentários pode ser feito em clínica odontológica ou consultório, dependendo do tipo de implante – boca toda ou de um único dente. 

Antes de executar a cirurgia, o dentista terá que fazer o planejamento cirúrgico, no qual saberá com mais precisão o tempo de duração da cirurgia. 

Na maioria dos casos, a cirurgia leva cerca de uma hora, sendo que, posteriormente, é feita a moldagem da boca para a produção da prótese. 

Então, assim que a prótese retornado laboratório protético, a peça é fixada nos pinos implantados. 

Vale dizer que a prótese é provisória e, em poucos meses, é substituída pela prótese definitiva. 

Qual o tempo, em média, para  se ter a osseointegração de um implante comum?

Para que um implante comum, ou seja, aquele que não é de carga imediata,tenha sucesso, é preciso aguardar um tempo que varia entre dois a quatro meses, até porque, este é o período em que acontece a integração óssea com o implante metálico. 

Quando se instala implantes que não são de carga imediata, por vezes, o paciente precisa receber uma prótese provisória móvel durante este período de integração do implante.

Quais as vantagens do implante de carga imediata?

Além da possibilidade de desfrutar da prótese já no mesmo dia da realização do implante, o paciente tem sua função mastigatória melhorada. 

Com esse tratamento, o paciente poderá voltar a sorrir com uma aparência estética bem mais agradável e segura.

Quer saber mais sobre o procedimento das Próteses de Carga Imediata? Então venha agendar sua consulta com os dentistas do Grupo Lien!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Fechar Menu