Harmonização Facial: entenda o procedimento usado pelos dentistas

Toxina Botulínica | Grupo Lien

O uso da harmonização facial gerou uma verdadeira revolução nos tratamentos estéticos em todo o mundo. Usado para harmonização facial, redução de rugas e linhas de expressão. Além de preenchimentos dérmicos, o procedimento também ganhou utilidade nos tratamentos odontológicos.

Sim! Os profissionais de odontologia já podem realizar tratamentos com toxina botulínica para diversas finalidades. Fique por dentro desse assunto e tire suas dúvidas sobre botox neste artigo do Grupo Lien!

Uso da toxina botulínica no Brasil

Nos últimos anos, o botox ganhou popularidade como um tratamento estético rápido, eficiente e indolor. 

De acordo com uma pesquisa citada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil já o segundo país com maior número de aplicações de botox, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos. 

O estudo mostra que, em 2017, quase 400 mil aplicações da toxina botulínica foram feitas no Brasil. Em 2011, o Conselho Federal de Odontologia em 2011 liberou o uso da toxina em consultórios odontológicos

Mas, o procedimento pode ser realizado somente por dentistas com preparo específico, baseado em cursos de capacitação.

Nos procedimentos odontológicos, a toxina tem trazido resultados satisfatórios e menos invasivos. Atualmente, o botox é utilizado por dentistas em tratamentos para:

  • Desconforto facial de origem muscular;
  • Dor de cabeça tensional, enxaquecas (ATM);
  • Bruxismo;
  • Suavização do sorriso gengival;
  • Redução da salivação.

O botox também é frequentemente usado junto com preenchimentos dérmicos para corrigir linhas labiais altas sem a necessidade de cirurgia.

Como a toxina botulínica funciona?

A toxina botulínica impede ou reduz a liberação de uma molécula neurotransmissora chamada acetilcolina, que tem o papel de enviar mensagens do cérebro aos músculos. 

Assim, após a aplicação da substância, o fator causador da contração muscular não é ativado. Depois de fazer uso do botox, o indicado é que o paciente fique de repouso por, pelo menos, quatro horas. 

Nesse período, não é recomendado manipular e massagear a região afetada pela injeção da toxina. Além disso, os resultados podem ser observados por seis meses, em média, não sendo acumulativo. 

Por isso, após os seis meses ou quando perder o efeito, a  toxina deve ser reaplicada, de acordo com a sua finalidade. 

Fale com um especialista

Se você pensa em suavizar alguns dos problemas que a toxina botulínica suaviza na harmonização facial, o ideal é ter a certeza que profissionais extremamente capacitados vão cuidar do seu sorriso. Então, venha conhecer aqui no Grupo Lien um consultório moderno e completo, mas que não fica nem um pouco atras de hospitais conceituados!

Então, agende mesmo sua consulta e faça uma avaliação clínica com nossos especialistas em harmonização facial!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens

Comunicado COVID 19

Seguimos um protocolo rígido de segurança desde março de 2020. Temos duas salas de espera, as consultas são realizadas somente com hora marcada e também realizamos um distanciamento maior entre os horários. EPIs para pacientes como avental TNT estéril, propés descartáveis e toucas.

Nossos colaboradores e dentistas são monitorados diariamente e testados periodicamente