Tudo que você precisa saber sobre a prótese protocolo

mãos de dentista mostrando raio x de paciente que realizará a cirurgia da prótese de protocolo

A perda de dentes é algo que pode acarretar sequelas funcionais e estéticas para um paciente, afetando sua estima e sua confiança. Por isso, para esses casos, muitos especialistas recomendam o uso de uma prótese protocolo, por meio da técnica de implante dentário.

O implante com prótese protocolo é um procedimento mais moderno, mas que só pode ser feito por profissionais especializados em implante. Se você quer conhecer mais sobre esse tipo de prótese e quais suas indicações de uso, confira mais neste post do Grupo Lien!

O que é a prótese protocolo?

A prótese protocolo integra um dos procedimentos mais modernos de reabilitação oral, devolvendo ao paciente a função de mastigação e da estética

Assim, a prótese pode ser utilizada em substituição a todos os dentes, sejam da mandíbula (dentição inferior) ou maxila (dentição superior). 

A prótese é colocada depois que o paciente é submetido à fixação de implante osseointegrado, ou seja, os pinos são fixados na parte óssea. Então, a prótese total, que se assemelha à dentadura, é colocada sobre os pinos. 

Quais cuidados são necessários após a colocação da prótese?

Vale lembrar que esse tipo de prótese é fixa, portanto o paciente não conseguirá removê-la, nem mesmo para a higienização completa. 

Por isso, é fundamental que o paciente consulte seu dentista a cada seis meses, de modo que seja possível verificar a adaptação ao implante. Além disso, o profissional de odonto realizará a manutenção da higienização completa.

Por que usar uma prótese fixa?

A primeira vantagem que uso de uma prótese fixa, como é o caso da protocolo, é que ela impede a movimentação dos dentes. 

E, justamente por isso, o paciente se sente mais seguro para comer e sorrir, sentindo muito mais conforto na mastigação, inclusive. 

Para quem é indicada a prótese protocolo?

Para pacientes que perderam dentes, qualquer tipo de prótese pode ser indicada. Contudo, para que o profissional possa recomendar a prótese mais adequada ao caso, é necessário que se faça um exame de imagem, a topografia. 

De fato, é por meio da topografia que o dentista irá avaliar a quantidade e até a qualidade óssea do paciente para a instalação do implante. 

Se o exame indicar a possibilidade do tratamento, o dentista inicia o planejamento do procedimento. 

Gostou do artigo do Grupo Lien? Esperamos que este conteúdo tenha sanado algumas de suas dúvidas. 

Para saber mais sobre prótese protocolo, agende uma consulta com um dos nossos especialistas em implante dentário!

Grupo Lien

Grupo Lien

Clínica Odontológica especializada em Implantes dentários, Lente de contato Dental, Clareamento Dental, e diversos outros procedimentos relacionados a saúde bucal. Conheça nossa equipe de profissionais!

Agende sua avaliação!

Mais Postagens